sábado, 24 de outubro de 2009

Globalização e seus reflexos na educação...


A Globalização tem atingido as diferentes áreas da sociedade, saúde,qualidade de vida, informação (TV, rádio, Internet), educação. Ela por sua vez tem o seu lado bom e ruim. São diversas as vantagens que a globalização tem trazido para a sociedade. Pode-se citar por exemplo a velocidade em que as notícias e informações chegam até as pessoas , coisa de poucos segundos, e pronto, as pessoas estão informadas. Tudo isso graças ao avanço das tecnologias, principalmente da internet, que tem sido ultimamente o meio mais eficaz de informação. Já, se fossemos pensar nas desvantagens, poderíamos citar a distância que a globalização causou às pessoas. As crianças não brincam mais de bola, amarelinha, agora só querem saber de jogos 'On-line', 'MSN', 'Orkut', não mandam mais cartas para parentes distantes, é tudo a base do e-mail.(Claro, até por ser mais rápido e eficiente, mas e todo o sentimento que havia nas letras daquela carta?)
Os reflexos desta podem ser vistos na própria educação, a cada dia os instrumentos e sujeitos educacionais estão mais informatizados. Já se pode achar faculdades 100% 'On-line'(chamadas de faculdade a distância), onde os professores são substituídos por tutores, que ficam a disposição dos alunos na plataforma da faculdade(que no caso seria o site, onde contém as informações do curso, notas, calendário...). Só se vai ao estabelecimento da faculdade em caso de avaliação(provas). Embora isso seja interessante para as pessoas que trabalham e não tem tempo para frequentar a aula, isso cria uma distância muito grande entre aluno e professor. Aonde fica todo aquele cotidiano de sala de aula, aquele ambiente de construção pessoal? Não é dizer que não se pode construir algo via internet, mas de certo ainda deixaria muito a desejar.


(Dedicado à Professora Tetê)

'"É preciso parar de encarar a Internet como uma rede de computadores. Ela é uma rede de pessoas." (David Siegel)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O dia do aniversário...


Olá, depois de muito tempo resolvi voltar...Dessa vez pra falar um pouco sobre " O dia do aniversário...''
Tanta gente reclama quando está perto de fazer aniversário, que vão ficar velhas(os), que não possuem motivos pra comemorar, essas coisas...é claro que possuem, sempre haverá um motivo : mais um ano de vida, de saúde, de paz, de realizações, de fracassos e sucessos. Sim , sim...os fracassos também merecem ser considerados, afinal o acerto nunca lhe ensinou nada, não é?Poderia até mesmo citar o CONTRUTIVISMO, o qual caracteriza o erro como fundamental para a aprendizagem. Mas voltando ao assunto do aniversário....particularmente sempre adorei poder comemorar meu aniversário, juntar os amigos, a família. É uma das datas mais importantes do ano para mim, sem querer ser egoísta é claro.
Acredito que não exista momento mais especial do que o que estamos reunidos a amigos e familiares. Sei também, que não posso dizer que todas as pessoas tenham amigos, nem familiares, entendo esses casos excepcionais...mas por qual motivo não comemorar quando os temos e podemos?

terça-feira, 16 de junho de 2009

A vida passa rápido...aproveite enquanto pode...

Eu ontem estava pensando quanto tempo deixamos de 'viver' por causa do computador.... Quantas vezes deixamos de estar junto a minha família , de sair, conversar por telefone com amigos pela simples influência da tecnologia. Creio que as pessoas eram bem mais unidas quando nem todo mundo tinha computador, e quem tinha usava apenas sábado e domingo, vendo por um lado era até melhor, tinha tempo para curtir a família e sempre tinha o que fazer na internet, afinal você passava a semana toda esperando pra poder conectar, não? E tudo que se fazia por aqui era construtivo, não tinha esse excesso de baboseiras que existe atualmente. As pessoas eram mais educadas, amigas, sentimentais. Acho que a tecnologia não foi uma coisa TÃO boa em nossas vidas. Afinal você deixa de viver para completar o 'Quem sou eu?' do orkut, e quem é você? Alguém que troca uma hora com a família por uma tela fria, sem sentimentos, sem valores, sem você....

''A vida passou, você viu?
Eu vi, vi...''

Semana de provas...


Oi gente, ando bem sumida por causa da semana de prova e pela falta de criatividade esses dias!
Assim que tiver um assunto interessante eu escrevo algo legal.
Essa semana entro de férias e logo os assuntos legais vão aparecer, aguardem!
Beijos ....xD

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tanto esforço...

Ficamos sabendo hoje do acontecido com o avião do voo 447 da Air France que decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim por volta das 19h (horário de Brasília) de domingo, com 228 pessoas a bordo, e deveria pousar às 11h10 locais (6h10 de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Desapareceu dos monitores dos radares nesta segunda-feira na costa do Brasil e mandou uma mensagem automática às 23h14 (horário de Brasília) indicando problemas no circuito elétrico.
Acabo de saber que o presidente atual da Michelin , cujo qual tinha tomado posse do cargo em Abril deste ano, estava dentro do avião, junto com executivos da CSA e Vale.
Visando em especial o presidente da Michelin, que depois de tanto esforço para chegar a presidência da empresa, com seus 50 anos de idade, pega um avião para ir à reunião que teria na França, e não consegue se quer chegar lá. Tanto esforço para nem poder desfrutar de tudo isso. Será que valeu a pena assumir esse cargo? Será que se ele estivesse numa 'patente' mais baixa, ele teria sobrevivido? Bom, ninguém pode dar certeza de nada, só que ao meu ver, nada acontece por acaso, tudo tem uma explicação.
Quem sabe não era pra ser dele a presidência da empresa. E se era, infelizmente não foi dessa vez...

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Arma é sinônimo de poder?

Hoje quando vinha da faculdade para casa, passei por uma blitz na Av. das Américas, e de dentro do ônibus avistei um certo policial com a arma apontada para a janela como se procurasse alguém, ou mesmo para mostrar serviço. Não não era só um, eram três policiais com as armas apontadas. Achei aquilo meio chocante, mesmo já tendo visto de tudo um pouco nessa vida, tenho o fato da arma apontada como um total desrespeito a população do local. Quem é que gostaria de estar no ônibus, no seu carro, na vam, que seja, e de repente olhar para o lado e se assustar com três policiais com a arma apontada para você? Diria que parecia filme de ação: alguns carros parados, policiais com suas devidas armas, mostrando o suposto serviço policial carioca.
Se eu tivesse alguns anos a menos,digo, se fosse uma criança, teria ficado apavorada naquele instante.
Não se consegue respeito e muito menos poder simplesmente pelo fato de se estar armado. Creio que certas atitudes deveriam ser melhores pensadas antes de ser colocadas em prática.

domingo, 24 de maio de 2009

Amigo, a presença concreta de Deus...

"Amigo que é amigo quando quer estar presente
faz-se quase transparente sem deixar-se perceber
Amigo é pra ficar, se chegar, se achegar,
se abraçar, se beijar, se louvar, bendizer
Amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha
e oferece lugar pra dormir e comer
Amigo que é amigo não puxa tapete
oferece pra gente o melhor que tem e o que nem tem
quando não tem, finge que tem,
faz o que pode e o seu coração reparte que nem pão."

(Trecho da musica Amigo é casa)

Hoje acordei cedo para ir à igreja como todo domingo, um dos assuntos da aula crisma foi : como Deus consegue nos mostrar a sua presença através de fatos, pessoas. E como dizia a professora Gisele, os amigos são a maior e melhor forma de se chegar até Deus. Diria que cada amigo que se tem é um pedacinho do céu que está junto de ti. Porque é através deles e com eles que podemos perceber que Deus está presente. Quando você está triste, desconsolável, aborrecido, ou mesmo desmotivado, somente eles que conseguem lhe animar, Deus coloca essas pessoas maravilhosas nos nossos caminhos para que nos protejam e nos guiem para o melhor caminho. Amigo é uma forma de ter Deus sempre perto de você!

sábado, 23 de maio de 2009

É surpreendente a falta de educação das pessoas


Ontem fui no mercadão de madureira com duas amigas, comprar umas coisas para a festa junina do projeto social o qual participamos, compras feitas, e fomos embora. Patrícia a minha amiga que dirigia o carro, ia deixar a Paola em casa e me deixou em Cascadura para que eu pudesse pegar o ônibus para casa, já que lá é o ponto final e eu poderia vir sentada. Uma hora depois o ônibus chegou no bendito ponto ( fiquei sabendo que a demora era pelo fato da empresa estar falindo, e ter poucos ônibus), entrei com medo já que o destino era Vila Kennedy, mas logo após perguntar para cinco pessoas distintas se ele passava em Campo Grande fiquei mais calma e vim para casa tranquila.
Bom, a tranquilidade durou pouco, bastou o primeiro engarrafamento, para se observar o nível de educação das pessoas no ônibus, o coitado do motorista teve a família toda xingada, desde o mais leve adjetivo, ao mais pesado.
Acho totalmente sem necessidade de tudo isso, já que não faria o ônibus andar, e muito menos os carros da frente sumiriam. Tenho pena dos motoristas, eles tem que aturar pessoas de todos os tipo, as deseducadas, vândalas, barraqueiras. Tudo bem , as pessoas estavam cansadas , queriam ir para casa pra descansar, comer, mas acho que um pouco de educação e calma nas pessoas não faria nada mal.
Tudo isso acabaria se as pessoas se colocassem no lugar do motorista, tendo que passar por isso tudo, e ainda recebendo pouco.

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A borboleta e o ônibus...


Hoje quando saí da faculdade, peguei o ônibus para vir para casa, e vinha pensando na vida, olhando a natureza que cercava a estrada, o pouco que resta de toda a devastação humana, quando de repente, uma linda borboleta de asas coloridas , vai ao encontro do vidro do ônibus, coitada saiu meio sem rumo, meio tonta, deve ter se questionado com seu pensamento 'borboletístico' o que havia lá que ela não vira, nesse instante meus olhos se encheram de lágrimas, foi como se eu tivesse sentido a 'dor' da borboleta...
Depois dessa cena triste, vim pensando na disputa de terras que está cada vez mais acirrada ,'' Natureza X O homem e a globalização''. O homem tem invadido a natureza com suas construções, barracos, desmatamentos e depois reclama das altas temperaturas, do calor, das doenças respiratórias. Sem ao menos se dar conta de que tudo é cíclico, tudo o que você causa na natureza, volta para você.
O aquecimento global por exemplo, não é nada perto do que ' o homem ' fez com a natureza. E se fosse o contrário, o homem já teria esquentado a cabeça a muito tempo.


"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem." (Monteiro Lobato)