quinta-feira, 28 de maio de 2009

Arma é sinônimo de poder?

Hoje quando vinha da faculdade para casa, passei por uma blitz na Av. das Américas, e de dentro do ônibus avistei um certo policial com a arma apontada para a janela como se procurasse alguém, ou mesmo para mostrar serviço. Não não era só um, eram três policiais com as armas apontadas. Achei aquilo meio chocante, mesmo já tendo visto de tudo um pouco nessa vida, tenho o fato da arma apontada como um total desrespeito a população do local. Quem é que gostaria de estar no ônibus, no seu carro, na vam, que seja, e de repente olhar para o lado e se assustar com três policiais com a arma apontada para você? Diria que parecia filme de ação: alguns carros parados, policiais com suas devidas armas, mostrando o suposto serviço policial carioca.
Se eu tivesse alguns anos a menos,digo, se fosse uma criança, teria ficado apavorada naquele instante.
Não se consegue respeito e muito menos poder simplesmente pelo fato de se estar armado. Creio que certas atitudes deveriam ser melhores pensadas antes de ser colocadas em prática.

domingo, 24 de maio de 2009

Amigo, a presença concreta de Deus...

"Amigo que é amigo quando quer estar presente
faz-se quase transparente sem deixar-se perceber
Amigo é pra ficar, se chegar, se achegar,
se abraçar, se beijar, se louvar, bendizer
Amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha
e oferece lugar pra dormir e comer
Amigo que é amigo não puxa tapete
oferece pra gente o melhor que tem e o que nem tem
quando não tem, finge que tem,
faz o que pode e o seu coração reparte que nem pão."

(Trecho da musica Amigo é casa)

Hoje acordei cedo para ir à igreja como todo domingo, um dos assuntos da aula crisma foi : como Deus consegue nos mostrar a sua presença através de fatos, pessoas. E como dizia a professora Gisele, os amigos são a maior e melhor forma de se chegar até Deus. Diria que cada amigo que se tem é um pedacinho do céu que está junto de ti. Porque é através deles e com eles que podemos perceber que Deus está presente. Quando você está triste, desconsolável, aborrecido, ou mesmo desmotivado, somente eles que conseguem lhe animar, Deus coloca essas pessoas maravilhosas nos nossos caminhos para que nos protejam e nos guiem para o melhor caminho. Amigo é uma forma de ter Deus sempre perto de você!

sábado, 23 de maio de 2009

É surpreendente a falta de educação das pessoas


Ontem fui no mercadão de madureira com duas amigas, comprar umas coisas para a festa junina do projeto social o qual participamos, compras feitas, e fomos embora. Patrícia a minha amiga que dirigia o carro, ia deixar a Paola em casa e me deixou em Cascadura para que eu pudesse pegar o ônibus para casa, já que lá é o ponto final e eu poderia vir sentada. Uma hora depois o ônibus chegou no bendito ponto ( fiquei sabendo que a demora era pelo fato da empresa estar falindo, e ter poucos ônibus), entrei com medo já que o destino era Vila Kennedy, mas logo após perguntar para cinco pessoas distintas se ele passava em Campo Grande fiquei mais calma e vim para casa tranquila.
Bom, a tranquilidade durou pouco, bastou o primeiro engarrafamento, para se observar o nível de educação das pessoas no ônibus, o coitado do motorista teve a família toda xingada, desde o mais leve adjetivo, ao mais pesado.
Acho totalmente sem necessidade de tudo isso, já que não faria o ônibus andar, e muito menos os carros da frente sumiriam. Tenho pena dos motoristas, eles tem que aturar pessoas de todos os tipo, as deseducadas, vândalas, barraqueiras. Tudo bem , as pessoas estavam cansadas , queriam ir para casa pra descansar, comer, mas acho que um pouco de educação e calma nas pessoas não faria nada mal.
Tudo isso acabaria se as pessoas se colocassem no lugar do motorista, tendo que passar por isso tudo, e ainda recebendo pouco.

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A borboleta e o ônibus...


Hoje quando saí da faculdade, peguei o ônibus para vir para casa, e vinha pensando na vida, olhando a natureza que cercava a estrada, o pouco que resta de toda a devastação humana, quando de repente, uma linda borboleta de asas coloridas , vai ao encontro do vidro do ônibus, coitada saiu meio sem rumo, meio tonta, deve ter se questionado com seu pensamento 'borboletístico' o que havia lá que ela não vira, nesse instante meus olhos se encheram de lágrimas, foi como se eu tivesse sentido a 'dor' da borboleta...
Depois dessa cena triste, vim pensando na disputa de terras que está cada vez mais acirrada ,'' Natureza X O homem e a globalização''. O homem tem invadido a natureza com suas construções, barracos, desmatamentos e depois reclama das altas temperaturas, do calor, das doenças respiratórias. Sem ao menos se dar conta de que tudo é cíclico, tudo o que você causa na natureza, volta para você.
O aquecimento global por exemplo, não é nada perto do que ' o homem ' fez com a natureza. E se fosse o contrário, o homem já teria esquentado a cabeça a muito tempo.


"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem." (Monteiro Lobato)